sexta-feira, 27 de junho de 2008


FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE CARATINGA
ESCOLA "PROFESSOR JAIRO GROSSI"



Curso:
Técnico em Radiologia Médica - 1˚ Período

Disciplinas envolvidas:
Informática
Radiologia Geral
Radiologia Prática
Português

Orientador:
Prof.João Teixeira de Carvalho

Professores Colaboradores:
Prof. Magalice - Português
Prof. Rosilene Costa Bonfim - Português
Prof. João Teixeira de Carvalho - Informática


Equipe:

Grasielle Ferreira Bacelar

Michelly Costa Bonfim Veloso Damasceno

Iara Dahiane Souza

Renatha Moreira da Cruz

Caratinga/MG

Junho/2008


PERGUNTA DO TRABALHO:



  • HÁ TEMORES SOBRE O USO DO ULTRA-SOM?


  • QUAIS AS PRINCIPAIS INDICAÇÕES PARA SE FAZER UMA ULTRA-SONOGRAFIA?

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Turma de Radiologia Médica - 1˚ Período

Alunos do Curso Técnico de Radiologia Médica:
1ª Fila: Alessandro, Victor Huggo, Renatha Moreira, Karine, Leandro, Luciana, Juliana
Fila do Meio: Michelly, Iara, Ivani, Rita, Jaqueline, Raquel
Ultima Fila:Tailine, Ligia, Júlia, Grasielle, Leila

Esta é a nossa turminha mais ou menos!!!



O que é o ultra-som?

A visualização através do ultra-som é uma técnica médica usada para reproduzir imagens dos órgãos internos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo.
Um transdutor transmite ondas sonoras até a área a ser examinada, que reflete essas ondas sonoras.
O sistema de ultra-som converte as ondas sonoras refletidas em imagens bidimensionais. A visualização por ultra-som é utilizada no diagnóstico e no acompanhamento de doenças e em procedimentos cirúrgicos especializados.
Algumas das aplicações do ultra-som são: exames do abdômen, função renal, pélvico ginecológico, obstetrícia, urologia, mama, tiróide, musculo-esquelética,cérebro-vascular, vascular periférica, transcraniana , cardiologia, exames neonatais e pediatria.
A imagem formada abaixo uma imagem bidimensional :


O feto começa de um embrião que cresce tornando-se um bebê durante a gravidez.

Em um ultra-som típico, milhões de pulsos e ecos são enviados e recebidos a cada segundo. A sonda pode ser movida ao longo da superfície do corpo e colocada em ângulo para obter diversas vistas.



Como é a máquina de ultra-som?

Uma máquina de ultra-som básica possui as seguintes partes:

-Sonda transdutora

A sonda transdutora é o componente principal da máquina de ultra-som. Ela emite as ondas sonoras e recebe os ecos. Por assim dizer, ela representa a boca e os ouvidos da máquina de ultra-som. A sonda transdutora gera e recebe ondas sonoras usando um princípio chamado efeito piezoelétrico (ou pressão elétrica) , que foi descoberto por Pierre e Jacques Curie, em 1880. Em sondas de múltiplos elementos, cada cristal possui seu próprio circuito.

As sondas de múltiplos elementos possuem a vantagem de que o feixe ultra-sônico possa ser "direcionado", alterando-se a sincronização na qual cada elemento pulsa: direcionar o feixe é especialmente importante para o ultra-som cardíaco. Além da possibilidade de mover as sondas ao longo da superfície do corpo, algumas são projetadas para serem inseridas através das diversas aberturas do corpo (vagina, reto, esôfago), de modo que possam chegar mais perto do órgão que é examinado (útero, próstata, estômago). Chegar mais próximo do órgão pode permitir vistas mais detalhadas.

Máquina de ultra-som com diversas sondas transdutoras.

-Unidade de Processamento Central (CPU)

A CPU é o cérebro da máquina de ultra-som. Ela consiste basicamente de um computador que contém o microprocessador, a memória, os amplificadores de fontes de alimentação para o microprocessador e a sonda transdutora. A CPU envia correntes elétricas ao transdutor para a emissão de ondas sonoras e também recebe os pulsos elétricos das sondas que foram criados a partir do retorno dos ecos. A CPU faz todos os cálculos envolvidos no processamento dos dados. Assim que os dados brutos são processados, a CPU forma a imagem no monitor. Ela também pode armazenar os dados e/ou imagem processada em um disco.

-Controles de pulsos do transdutor

Os controles de pulsos do transdutor permitem que o operador, chamado ultra-sonografista, ajuste e altere a freqüência e a duração dos pulsos de ultra-som, assim como o modo de varredura da máquina. Os comandos do operador são traduzidos em correntes elétricas que se alteram e são aplicadas aos cristais piezoelétricos na sonda transdutora.

-Mostrador

O mostrador é um monitor de computador que exibe os dados processados pela CPU.
Os mostradores podem ser preto e branco ou coloridos, dependendo do modelo da máquina.

-Teclado/cursor

As máquinas de ultra-som possuem um teclado e um cursor, embutidos. Esses dispositivos permitem que o operador acrescente observações e faça medidas a partir dos dados.

-Armazenamento em disco

Os dados e/ou imagens processadas podem ser armazenados em disco. Eles podem ser discos rígidos, discos flexíveis, compact discs(CDs) ou discos de vídeo digital (DVDs). Tipicamente, as varreduras de ultra-som de um paciente são armazenadas em um disquete e arquivadas com os registros médicos do paciente.

-Impressoras

Muitas máquinas de ultra-som possuem impressoras térmicas que podem ser usadas para capturar uma cópia em papel da imagem do mostrador.

Diferentes tipos de ultra-som

O ultra-som que descrevemos até agora apresenta uma imagem bidimensional ou "fatia," de um objeto tridimensional (feto, órgão). Há dois outros tipos de ultra-som em uso atualmente: a geração de imagens 3D por ultra-som e o ultra-som Doppler.

- Geração de imagens 3D por ultra-som


Nos últimos dois anos foram desenvolvidas máquinas de ultra-som capazes de gerar imagens tridimensionais. Nessas máquinas, várias imagens bidimensionais são captadas pelo movimento das sondas ao longo da superfície do corpo ou girando as sondas inseridas. As varreduras bidimensionais são então combinadas por um software de computador especializado para formar imagens 3D.


A geração de imagens 3D permite que você tenha uma visão melhor do órgão que é examinado, sendo usada principalmente para:
• detecção precoce de tumores malignos e benignos;
• exame da próstata para detecção precoce de tumores;
• procura de massas no cólon e no reto;
• detecção de lesões nos seios para possíveis biópsias;
• visualização de um feto para avaliar seu desenvolvimento, especialmente para a observação de desenvolvimento anormal da face e membros;
• visualização do fluxo sangüíneo em diversos órgãos ou em um feto.

- Ultra-som Doppler

O ultra-som Doppler se baseia no efeito Doppler. Quando o objeto que reflete as ondas de ultra-som se move, ele altera a freqüência dos ecos, criando uma freqüência mais alta se estiver se movendo na direção da sonda e uma freqüência mais baixa se estiver se afastando dela. A alteração da freqüência depende de quão rápido o objeto se move. Este método mede a mudança na freqüência dos ecos para calcular a rapidez do movimento de um objeto. O ultra-som Doppler tem sido usado principalmente para medir a taxa de fluxo de sangue através do coração e das artérias maiores.

Ultra-som Doppler usado para medir o fluxo sangüíneo através do coração. A direção do fluxo sangüíneo é mostrada em cores diferentes na tela.

OBS: Ele pode ser feito no pescoço, abdômen, pernas e braços, e em todos os casos em que seja importante checar o fluxo sanguíneo, como por exemplo, na placenta e vasos umbilicais durante a gestação.

Principais usos do ultra-som

O ultra-som tem sido usado em uma variedade de áreas clínicas, incluindo a obstetrícia a ginecologia, a cardiologia e a detecção do câncer.A principal vantagem do ultra-som é que determinadas estruturas podem ser observadas sem usar radiação. O ultra-som transmite o resultado muito mais rapidamente do que o raio-X e outras técnicas radiográficas.

Abaixo uma pequena lista de alguns usos para o ultra-som:

Obstetrícia e Ginecologia

· Medição do tamanho do feto para determinar a data prevista para o parto;
· Determinação da posição do feto para ver se ele está na posição normal de cabeça para baixo ou com apresentação pélvica;
· Verificação da posição da placenta para ver se ela está se desenvolvendo de modo impróprio sobre a abertura do útero (cérvix);
· Ver o número de fetos no útero;
· Verificar o sexo do bebê (se a área genital puder ser vista claramente);
· Verificar a taxa de crescimento do feto por meio de várias medições ao longo do tempo;
· Detectar a gravidez ectópica, situação de risco de morte na qual o bebê está implantado na trompa de Falópio em vez de estar no útero;
· Determinar se há uma quantidade apropriada de fluido amniótico amortecendo o bebê;
· Monitorar o bebê durante procedimentos especializados: o ultra-som tem sido útil para ver e evitar atingir o bebê durante a amniocentese (coleta de amostra do fluido amniótico com uma agulha para testes genéticos). No passado, os médicos costumavam efetuar esse procedimento às cegas. Entretanto, com o acompanhamento por meio do ultra-som, os riscos do procedimento diminuíram drasticamente;
· Ver tumores do ovário e seios.

Cardiologia

· Ver o interior do coração para identificar estruturas ou funcionamentos anormais;
· Medir o fluxo sangüíneo através do coração e principais vasos sangüíneos.

Urologia

· Medir o fluxo sangüíneo através do rim;
· Ver pedras nos rins;
· Detectar precocemente o câncer de próstata.
Além dessas áreas, há um uso crescente do ultra-som como ferramenta para a geração rápida de imagens para diagnóstico em salas de pronto-socorro.

Para se fazer um exame de ultra-som

Para um exame de ultra-som, você entra em uma sala com um técnico. Acontece o seguinte:
1. Você tira suas roupas, todas ou somente àquelas sobre a área de interesse;
2. O ultra-sonografista coloca um pano sobre qualquer área exposta que não seja necessária para o exame;
3. O ultra-sonografista aplica vaselina à base de óleo mineral em sua pele. Ela elimina o ar entre a sonda e sua pele para ajudar a passar as ondas sonoras para o interior de seu corpo;
4. O ultra-sonografista cobre a sonda com uma capa plástica;
5. Ele passa a sonda sobre sua pele para obter as imagens requeridas. Dependendo do tipo de exame, a sonda pode ser introduzida em seu corpo;
6. Talvez você tenha que mudar de posição algumas vezes para obter vistas melhores da área de interesse;
7. Depois que as imagens foram obtidas e as medidas foram feitas, os dados são armazenados em disco. Você poderá obter uma cópia das imagens;
8. Receberá papel-toalha para se limpar;
9. E irá se vestir.

Perigos do ultra-som

Tem havido muitas preocupações a respeito da segurança do ultra-som. Como ele é energia, a questão é "o que essa energia está fazendo com meus tecidos ou meu bebê"?
Houve alguns relatos de partos de bebês prematuros de mães que haviam feito exames freqüentes de ultra-som durante a gravidez. Os dois maiores riscos com o ultra-som são os seguintes: Desenvolvimento de calor - os tecidos ou a água absorvem a energia do ultra-som, o que aumenta sua temperatura; Formação de bolhas (cavitação) - quando gases dissolvidos saem de uma solução em razão do calor local causado pelo ultra-som. Entretanto, não há relatos de efeitos adversos confirmados e documentados em estudos quanto ao ultra-som, seja em pessoas ou animais.
Dito isso, o ultra-som deveria ser usado somente quando necessário, ou seja, é melhor ser cauteloso.

O futuro do ultra-som

Como acontecem com a tecnologia dos computadores, as máquinas de ultra-som provavelmente ficarão mais rápidas e terão mais memória para armazenar os dados. As sondas transdutoras poderão ficar menores e mais sondas de inserção serão desenvolvidas para obter imagens melhores de órgãos internos. Mais provavelmente, o ultra-som 3D será desenvolvido com maior intensidade e se tornará popular. Toda a máquina de ultra-som provavelmente será menor, talvez até se torne um equipamento de mão para uso em campo, por exemplo, por paramédicos, em triagem de campos de batalha. Uma área de pesquisa empolgante é o desenvolvimento de mostradores do tipo geração de imagens por ultra-som combinados com mostradores no nível dos olhos/realidade virtual que permitirão que um médico "veja" o interior de seu corpo enquanto efetua um procedimento minimamente evasivo ou não invasivo, como uma amniocentese ou biópsia.

Tipos de exames mais usados:

Ultra-som de mama
Para observar a existência de nódulos ou tumores e diferenciar o conteúdo, se sólido ou cístico.
Abdômen total:
Observar órgãos da cavidade abdominal, como fígado, rins, baço, pâncreas e supra-renais.

Tireóide:
Para detectar anormalidades ou cistos na glândula tireóide.

Ultra-som músculo-esquelético
Usado para detectar alterações em músculos, tendões, ligamentos e articulações.

Ultra-som pediátrico:
As principais aplicações são: abdômen total,( para observar órgãos internos) refluxo gastro-esofágico (para estudar o problema do refluxo)e anormalidades dentro do crânio.

Ultra-som obstétrico
Hoje em dia, existe uma gama intensa de tipos de ultra sonografia, desde o padrão até o tridimensional. Mas o exame durante a gravidez é muito mais que uma lembrança para guardar do futuro bebê.
Ele também pode ajudar de diversas maneiras:

Confirmar gravidez e o tempo
Identificar possíveis anormalidades do feto

Avaliar os riscos
Determinar o desenvolvimento do feto, da placenta e a quantidade de liquido amniótico.

Exames de ultra-som com Transdutor interno

Embora a maioria dos exames de ultra sonografia utilize o transdutor sobre a pele, existem alguns tipos em que o transdutor é inserido em partes do corpo, como:
• Ultra-som transretal:
O transdutor é inserido no retal do homem para observar a próstata.
• Ultra-som transvaginal:
O transdutor é inserido na vagina da mulher, para observar útero, ovários e trompas.

Para que serve a ultrasonografia?

Principais indicações:

• Observar o desenvolvimento do feto
• Diagnosticar doenças da vesícula biliar
• Avaliar o fluxo de sangue nas veias e artérias (Doppler)
•Conduzir uma biópsia
• Checar a glândula tireóidea
• Estudar o coração
• Diagnosticar infecções e algumas formas de câncer
• Revelar anormalidades no escroto e próstata
• Analisar alterações e tumores no tecido muscular

Aparelhos de ultra-sonografia

A ultra sonografia é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo. Os aparelhos de ultra-som em geral utilizam uma freqüência variada dependendo do tipo de transdutor, desde 2 até 14 Mhz, emitindo através de uma fonte de cristal piezoelétrico que fica em contato com a pele e recebendo os ecos gerados, que são interpretados através da computação gráfica. Quanto maior a freqüência, maior será a resolução obtida. Conforme a densidade e composição das estruturas e atenuação e mudança de fase dos sinais emitidos varia, sendo possível a tradução em uma escala de cinza que formará a imagem dos órgãos internos.
Bibliografia: