quinta-feira, 26 de junho de 2008

Como é a máquina de ultra-som?

Uma máquina de ultra-som básica possui as seguintes partes:

-Sonda transdutora

A sonda transdutora é o componente principal da máquina de ultra-som. Ela emite as ondas sonoras e recebe os ecos. Por assim dizer, ela representa a boca e os ouvidos da máquina de ultra-som. A sonda transdutora gera e recebe ondas sonoras usando um princípio chamado efeito piezoelétrico (ou pressão elétrica) , que foi descoberto por Pierre e Jacques Curie, em 1880. Em sondas de múltiplos elementos, cada cristal possui seu próprio circuito.

As sondas de múltiplos elementos possuem a vantagem de que o feixe ultra-sônico possa ser "direcionado", alterando-se a sincronização na qual cada elemento pulsa: direcionar o feixe é especialmente importante para o ultra-som cardíaco. Além da possibilidade de mover as sondas ao longo da superfície do corpo, algumas são projetadas para serem inseridas através das diversas aberturas do corpo (vagina, reto, esôfago), de modo que possam chegar mais perto do órgão que é examinado (útero, próstata, estômago). Chegar mais próximo do órgão pode permitir vistas mais detalhadas.

Máquina de ultra-som com diversas sondas transdutoras.

-Unidade de Processamento Central (CPU)

A CPU é o cérebro da máquina de ultra-som. Ela consiste basicamente de um computador que contém o microprocessador, a memória, os amplificadores de fontes de alimentação para o microprocessador e a sonda transdutora. A CPU envia correntes elétricas ao transdutor para a emissão de ondas sonoras e também recebe os pulsos elétricos das sondas que foram criados a partir do retorno dos ecos. A CPU faz todos os cálculos envolvidos no processamento dos dados. Assim que os dados brutos são processados, a CPU forma a imagem no monitor. Ela também pode armazenar os dados e/ou imagem processada em um disco.

-Controles de pulsos do transdutor

Os controles de pulsos do transdutor permitem que o operador, chamado ultra-sonografista, ajuste e altere a freqüência e a duração dos pulsos de ultra-som, assim como o modo de varredura da máquina. Os comandos do operador são traduzidos em correntes elétricas que se alteram e são aplicadas aos cristais piezoelétricos na sonda transdutora.

-Mostrador

O mostrador é um monitor de computador que exibe os dados processados pela CPU.
Os mostradores podem ser preto e branco ou coloridos, dependendo do modelo da máquina.

-Teclado/cursor

As máquinas de ultra-som possuem um teclado e um cursor, embutidos. Esses dispositivos permitem que o operador acrescente observações e faça medidas a partir dos dados.

-Armazenamento em disco

Os dados e/ou imagens processadas podem ser armazenados em disco. Eles podem ser discos rígidos, discos flexíveis, compact discs(CDs) ou discos de vídeo digital (DVDs). Tipicamente, as varreduras de ultra-som de um paciente são armazenadas em um disquete e arquivadas com os registros médicos do paciente.

-Impressoras

Muitas máquinas de ultra-som possuem impressoras térmicas que podem ser usadas para capturar uma cópia em papel da imagem do mostrador.

Nenhum comentário: