quinta-feira, 26 de junho de 2008

Diferentes tipos de ultra-som

O ultra-som que descrevemos até agora apresenta uma imagem bidimensional ou "fatia," de um objeto tridimensional (feto, órgão). Há dois outros tipos de ultra-som em uso atualmente: a geração de imagens 3D por ultra-som e o ultra-som Doppler.

- Geração de imagens 3D por ultra-som


Nos últimos dois anos foram desenvolvidas máquinas de ultra-som capazes de gerar imagens tridimensionais. Nessas máquinas, várias imagens bidimensionais são captadas pelo movimento das sondas ao longo da superfície do corpo ou girando as sondas inseridas. As varreduras bidimensionais são então combinadas por um software de computador especializado para formar imagens 3D.


A geração de imagens 3D permite que você tenha uma visão melhor do órgão que é examinado, sendo usada principalmente para:
• detecção precoce de tumores malignos e benignos;
• exame da próstata para detecção precoce de tumores;
• procura de massas no cólon e no reto;
• detecção de lesões nos seios para possíveis biópsias;
• visualização de um feto para avaliar seu desenvolvimento, especialmente para a observação de desenvolvimento anormal da face e membros;
• visualização do fluxo sangüíneo em diversos órgãos ou em um feto.

- Ultra-som Doppler

O ultra-som Doppler se baseia no efeito Doppler. Quando o objeto que reflete as ondas de ultra-som se move, ele altera a freqüência dos ecos, criando uma freqüência mais alta se estiver se movendo na direção da sonda e uma freqüência mais baixa se estiver se afastando dela. A alteração da freqüência depende de quão rápido o objeto se move. Este método mede a mudança na freqüência dos ecos para calcular a rapidez do movimento de um objeto. O ultra-som Doppler tem sido usado principalmente para medir a taxa de fluxo de sangue através do coração e das artérias maiores.

Ultra-som Doppler usado para medir o fluxo sangüíneo através do coração. A direção do fluxo sangüíneo é mostrada em cores diferentes na tela.

OBS: Ele pode ser feito no pescoço, abdômen, pernas e braços, e em todos os casos em que seja importante checar o fluxo sanguíneo, como por exemplo, na placenta e vasos umbilicais durante a gestação.

Nenhum comentário: